A Renovação Carisática Católica começou em um retiro para estudantes uiversitários na Universidade de Duquesne em Pittsburgh (Pennsylvania), em Fevereiro de 1967. Os estudantes passaram a maior parte deste fim de semana em Oração, pedindo a Deus que os deixassem experimentar a graça recebida através do batismo e da Crisma. Naquele fim de semana, os estudantes tiveram uma poderosa e transformadora experiencia em Deus, que passou a ser conhecida como "Batismo no Espirito"ou "Efusão do Espirito Santo".O relato do final de semana e a experiencia do Espirto Santo rapidamente se espalhou pelos campos da Universidade de Duquesne, atingindo as Paróquias e outras instituições Católicas, Associações e organizações livres foram formadas, comgressos de Carismáticos Católiocos começarão a acontecer levando mais de 30.000 (trinta mil pessoas) aos Campos da Universidade de Notre Dame em Indiana em meados da década de 70.
A RCC chamou a atenção da Igreja e os lideres do movimento se encontraram com o Papa João VI em 1975 e com o Papa João Paulo II em várias ocasiões. Além disso diversas conferencias Episcopais de vários países escreveram cartas pastorais de encorajamento e apoio ao movimento.
A RCC, não é um movimento mundial unificado e isolado. Ela não tem um fundador único ou um grupo de fundadores como muitos outros movimentos. Ela também não tem uma lista de membros, ela abriga uma alta diversidade de indivíduos, grupos e atividades como comunidades de vida e aliança, grupos de oração, de partilha, paróquias renovadas, congressos e retiros e também atinge vários apostolados e ministérios, frequentemente dependentes um dos outros em estágios e desenvolvimento diferentes e com ênfase diferentes, embora compartilhem a mesma experiência fundamental e adotem os memos objetivos geais.
A linha comum do movimento é "BATISMO NO ESPÍRITO SANTO", para muitas pessoas esta nova, poderosa e transformadora Efusão no Espírito Santo, acontece durante o Seminário de Vida, embora muitas pessoas tenham sido batizadas fora deste seminário.
Grata e Atenciosamente;
Tânia Maria Leal, RCC/Tijucas SC
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário: